RESPONSÁVEL
Dra. Maria Alice dos Santos Alves
Professora Titular
Departamento de Ecologia
Instituto Roberto Alcantara Gomes
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
E-mail: masaalves19@gmail.com
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília - Bacharelado (1982) e Licenciatura (1983), mestrado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas (1988), doutorado em Ecologia (PhD) pela University of Stirling (1993) e Pós-doutorado na Universidade de Duke (2003).
Professora Titular do Departamento de Ecologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Procientista da UERJ. É também Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq (nível 1). Cientista do Nosso Estado (Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro - FAPERJ) e credenciada nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Integrou e coordenou o Comitê Assessor de Ecologia e Limnologia do CNPq entre 2011 e 2014 e atualmente atua como Coordenadora da Área de Ciências Biológicas na FAPERJ.
Membro (Felow) do International Ornithologists´ Union (IOU). Foi membro do Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica no Estado do Rio de Janeiro. Foi consultora da Exposição Principal do Módulo Cosmos e Terra do Museu do Amanhã (RJ).
Atual presidente da Sociedade Brasileira de Ornitologia, tendo sido reeleita para o período de 2022 a 2023, após atuar como presidente de 2020 a 2021.
Integrante do Grupo de Trabalho de Meio Ambiente da SBPC. Tem atuado em Programas de Pesquisa de Longo Termo (CNPq) e também do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio) na Mata Atlântica.
Revisora ad hoc de inúmeras revistas científicas nacionais e internacionais, assim como de diversas agências de fomento.
Atualmente é editora associada da revista Perspectives in Ecology and Evolution. Tem experiência de pesquisa na área de ecologia, com ênfase em ecologia de populações, biodiversidade e conservação, incluindo uso de técnicas moleculares. Atua principalmente com os seguintes temas: interações populacionais (aves-aves, aves-plantas e aves-parasitos), reprodução, ecologia comportamental, conservação, principalmente de aves em Mata Atlântica.