DESTAQUES
A Diretoria de Comunicação da Uerj publicou uma reportagem sobre os trabalhos de pesquisa do nosso Laboratório!
​
Eles divulgaram nossas pesquisas com o Formicivora littoralis e F. erythronotos, assim como nossos trabalhos de Longa Duração.
​​
Assistam também na íntegra nossos dois videos de divulgação sobre ​o projeto dedicado à conservação do formigueiro-do-litoral e do formigueiro-de-cabeça-negra!
​
Impacto de ruídos antrópicos em remanescentes florestais urbanos no RJTV
Em junho de 2024, o programa RJTV da Rede Globo exibiu uma reportagem sobre a pesquisa de nossa pós-doutoranda Marina Zaluar! Ela estuda os impactos dos ruídos urbanos na avifauna na Floresta da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. Confiram!
​
RJ2 | Sons de buzinas, aviões e até tiros afetam os pássaros na Floresta da Tijuca | Globoplay
Periscópio - Expedições Científicas na TV Cultura
Em julho de 2021 foram exibidos 10 episódios em uma série produzida pela Periscópio Produções com o propósito de divulgar ciência e marcamos presença no segundo episódio sobre a Mata Atlântica que do dia 10 de julho de 2021 na TV Cultura, divulgando nosso projeto com aves na Ilha Grande! Confira o programa completo AQUI!
Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Mata Atlântica
Em 2017 foi criado o Plano de Ação Nacional (PAN) para a Conservação de Aves da Mata Atlântica, com o objetivo geral de estabelecer e implementar medidas para manutenção e recuperação das populações dos táxons do PAN Aves da Mata Atlântica em cinco anos. Para atingir este objetivo, até fevereiro de 2022, o PAN Aves da Mata Atlântica estabeleceu ações distribuídas em sete objetivos específicos. O PAN Aves da Mata Atlântica está sob coordenação do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Aves Silvestres - CEMAVE, e supervisão da Coordenação Geral de Estratégias para Conservação. Também conta com o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), o qual a professora Maria Alice S. Alves, responsável pelo Lab de Ecologia de Aves, faz parte.
​
​
Saiba mais em: PAN Aves da Mata Atlântica
Globo Repórter - Ilha Grande
Em junho de 2017 o programa Globo Repórter fez uma edição sobre a Ilha Grande, Rio de Janeiro, no qual integrantes do Laboratório de Ecologia de Aves da UERJ, além de outros pesquisadores da mesma instituição, participaram e puderam mostrar o importante trabalho desenvolvido com as aves e outros grupos de animais na Ilha.
O Lab de Ecologia de Aves desenvolve pesquisas na Ilha Grande há mais de 20 anos, e junto com outros integrantes do Departamento de Ecologia da UERJ, implementaram o projeto RAPELD, que consiste em estudos ecológicos integrados de longo termo para conservação da biodiversidade na Ilha Grande. Associados ao projeto RAPELD são desenvolvidos projetos de dissertação de mestrado e teses de doutorado, contribuindo ainda mais para o conhecimento
Baryphthengus ruficapillus
e conservação da biodiversidade local.
Em termos de avifauna, a Ilha Grande possui 253 espécies que representam um terço das espécies de aves do estado do Rio de Janeiro. Além disso, cerca de 20% das aves da ilha são restritas a Mata Atlântica.
Assistindo ao programa você poderá conhecer um pouco da biodiversidade e outros encantos da Ilha Grande.