PESQUISADORES COLABORADORES
Alexandru Nicolae Stermin
Prof. Dr. na Universidade de BabeÈ™-Bolyai em Cluj-Napoca, na Romênia. Colabora com o Laboratório de Ecologia de Aves desde 2019, dentro do Acordo de Cooperação Internacional entre a UERJ e BabeÈ™-Bolyai. Integra projetos como o de Diversidade biológica na Ilha Grande e também de ecologia reprodutiva de aves aquáticas em ambiente antrópico. Possui experiência na área de Ecologia Evolutiva.
Ana Olívia de Almeida Reis
Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do Laboratório de Ecologia de Aves desde 2009. Possui experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Populações, Diversidade e Conservação de Aves, atuando principalmente nos seguintes temas : Aves Antárticas e Parasitologia.
Caio Max Bastos Araujo
Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com a defesa do projeto "Predação de ninhos e estimativa de densidade populacional de Thamnophilus ambiguus e Formicivora littoralis (Aves: Thamnophilidae) em ambientes de Mata Atlântica". Integrante do Laboratório de Ecologia de Aves desde 2018.
Edvandro de Abreu Ribeiro
Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Integra o Laboratório de Ecologia de Aves desde 2006, atuando em pesquisas de frugivoria, predação e dispersão de sementes por aves, relações ecológicas entre aves e bambus, comportamento de aves e ecologia e comportamento de peixes de Mata Atlântica.
Flávia Guimarães Chaves
Doutora em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGEE-UERJ) e atualmente bolsista em Biologia da Conservação no Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA). Faz parte do grupo acessor estratégico para a conservação da espécie de ave ameaçada de extinção formigueiro-do-litoral junto ao ICMBio. Atua em projetos de Ecologia, com ênfase em Ecologia, Conservação, Comportamento animal e análises genéticas relativas à determinação de parentesco em Aves.
Guilherme Azevedo Barreiros Maricato
Doutor com período sanduíche em Florida International University (Orientador: Clinton Neil Jenkins) pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ com coorientação de Rodrigo Hipólito Tardin Oliveira. Participa do Projeto Baleias e Golfinhos do Rio e do Laboratório de Bioacústica e Ecologia de Cetáceos. Atualmente é bolsista de pós-doutorado pela FAPERJ.
Jean de Sousa Pinto
Biólogo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integrante do Laboratório de Ecologia de Aves desde 2019. Foi aluno de iniciação científica (bolsa CNPq), desenvolvendo o projeto "Uso de habitat e táticas de forrageamento de aves marinhas tropicais com cetáceos na costa do Rio de Janeiro".
Keila Fernandes Henud
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ em 2020 desenvolveu o projeto "Frugivoria e dispersão de sementes por piprídeos em área de Mata Atlântica do estado do Rio de Janeiro". Integrante do Laboratório de Ecologia de Aves desde 2014, atua em linhas de pesquisas de conservação, frugivoria e dispersão de sementes.
Luis Martín Vallejos Bardales
Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi bolsista CAPES e defendeu em 2023 sua tese intitulada: "Espécies de aves florestais sensíveis à perturbação em diferentes faixas altitudinais nos Andes do Norte", com coorientação de Jayme Augusto Prevedello. Integrante do Laboratório de Ecologia de Aves desde 2014, atua em pesquisas de conservação, espécies indicadoras e qualidade ambiental.
Maurício Brandão Vecchi
Doutor em Ecologia pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pós-doutor Sênior do Departamento de Ecologia da UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ. Integrante do Laboratório de Ecologia de Aves desde 1996, atua em pesquisas de Ecologia de Aves e Comportamento Animal, e atua principalmente nos temas Mata Atlântica, Restinga, Aves, Conservação, Ecologia de Dosséis, Biodiversidade e Vertebrados.
Natalie Villar Freret-Meurer
Professora e pesquisadora da Universidade Santa Úrsula (USU). Coordenadora do Projeto Cavalos-Marinhos/RJ, bióloga responsável do Centro de Reabilitação de Animais Marinhos da Universidade Santa Úrsula - CRASUSU e facilitadora do Projeto Político Pedagógico da Zona Costeira e Marinha.
Pedro Alves Succo Augusto​
Biólogo formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2019), foi bolsista CAPES e defendeu sua dissertação de mestrado (2023) no Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ com o título "Hemoparasitos de Amazona aestiva e Amazona rhodocorytha em cativeiro e vida livre." com coorientação da Profª Draª Dayse Aparecida da Silva.
Rafael de Sant'Ana Saint Clair
Mestre em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Integra o laboratório desde 2020, atuando especialmente nas áreas de conservação e ecologia com experiência em captura de aves com redes de neblina, anilhamento e identificação do sexo por análise molecular de DNA.
Rodrigo Hipólito Tardin Oliveira
Doutor em Ecologia e Evolução pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), concluiu pós-doutorado em 2019 pela UERJ e em 2021 pela UFRJ. Atualmente é Professor Adjunto pelo Departamento de Ecologia da UFRJ. Desenvolve pesquisas que investigam a influência dos fatores climáticos, oceanográficos e antrópicos (incluindo mudanças climáticas globais) na ecologia espacial e comportamental de cetáceos, com especial ênfase nos botos-cinzas nas baías de Sepetiba e Ilha Grande, e outras espécies de odontocetos e misticetos nas Cagarras e Cabo Frio/Arraial do Cabo/Búzios. Integrante do Laboratório de Ecologia de Aves desde 2011.
Thamires Proença do Nascimento
Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Evolução da UERJ em 2020, desenvolveu o projeto “Hemoparasitismo em Turdus albicollis (Aves: Turdidae) e Pyriglena leucoptera (Aves: Thamnophilidae) em duas áreas de Mata Atlântica na Costa Verde do Estado do Rio de Janeiro”. Integrante do Laboratório de Ecologia de Aves desde 2013, atua em linhas de pesquisas de genética da conservação e frugivoria.